Um dos fatores que contribui significativamente no volume de perda de água do abastecimento são os vazamentos. Quando passam despercebidos, refletem no aumento do consumo e podem ocasionar, inclusive, interrupção no fornecimento devido à sua proporção.
O consumo consciente de água abrange não somente a adoção de hábitos para a redução do volume consumido, como também a de atitudes que primam pela prevenção do desperdício involuntário.
Configura-se uma responsabilidade do consumidor a verificação de suas instalações internas, a fim de detectar possíveis vazamentos que possam interferir na sua fatura bem como evitar danos maiores ao seu imóvel, ocasionados pelas infiltrações.
Verificar com frequência as instalações e manter em dia os procedimentos essenciais de manutenção garantem o seu pleno funcionamento. Pequenas atitudes, portanto, permitem identificar a ocorrência de vazamentos visíveis e possíveis vazamentos invisíveis.
Para ambos os casos, é aconselhável a contratação de um profissional que efetuará o reparo em caso de vazamento visível, ou localizará, através de testes e equipamentos específicos e tecnológicos, vazamentos não visíveis.
No entanto, é possível que o próprio consumidor realize alguns testes simples antes mesmo da contratação de um profissional:
A fim de facilitar a verificação a SAN-LEX diponibilizou uma cartilha para que os procedimentos possam entendidos de forma mais fácil. Clique no link abaixo e veja como é simples e fácil detectar possíveis vazamentos.